Caretos de Podence
2014 foi o ano em que Luís Filipe Costa alterou o rumo da sua loja, iniciando uma obra feita de acordo com o que ele pensava ser mais relevante nos Caretos de Podence, considerados Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Iniciou o seu percurso com a realização de máscaras em couro, que aprendeu com o avô, mas, apercebeu-se que devia alargar horizontes. Começou então a fazer máscaras em lata, imanes, porta-chaves, tudo relacionado com os Caretos e para os Caretos.
Rapidamente verificou que a procura era muita e alargou a oferta aos turistas, iniciando uma parceria com a Sofia, que é sua sócia até hoje.
Começaram a fazer fatos de Caretos, que foi um grande sucesso e que, atualmente, passa pelas suas mãos o fato completo: máscara, fato, trabalhado num tear específico para a realização das franjas, e a parte de couro dos chocalhos. É uma tarefa morosa e que necessita de muita paciência e atenção.
Com a divulgação dos Caretos, a loja teve mais procura, o trabalho intensificou-se e tornou-se mais abrangente. É uma arte única que remonta a tradições que se perdem no tempo e que fazem parte das festividades carnavalescas da região, a qual Luís Filipe e Sofia fazem questão de dar continuidade.