Património Histórico
Freixiel reúne num só lugar do que de melhor carateriza toda esta região: a história, a religiosidade, a cultura, a natureza, sendo por isso um local de visita tranquila obrigatória.
O local foi habitado desde tempos Pré-Históricos e há registos da sua história desde 1095, quando D. Sancho Fernandes, Prior da Ordem do Hospital, atribui-lhe Carta de Foral, criando o Concelho de Freixiel. Daí até aos nossos dias são vários os testemunhos de um passado importante na região e que merecem a sua visita: as casas senhoriais, o pelourinho, levantado durante o seculo XVI, que é imóvel de interesse público, a fonte romana, vários exemplares da arquitetura religiosa, como o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, as capelas do Santo Cristo, as “Alminhas” ou a igreja matriz dedicada a Santa Maria Madalena, a Padroeira, reconstruída várias vezes ao logo dos tempos, que possui imagens de grande qualidade e um altar-mor muito valioso.
De entre todos destaca-se a Forca de Freixiel, exemplar único no património transmontano e na península ibérica, memórias de uma época em que a pena de morte punia os crimes mais graves. É imóvel de interesse público.