Vila Flor

Património Histórico
Diz a lenda que D. Dinis, aquando da sua passagem pela então “Póvoa d´Além Sabor”, a caminho de Miranda a fim de se encontrar com a sua noiva, Isabel de Aragão, achou este lugar tão belo e florido, que a rebatizou poeticamente de “Vila Flor”, concedendo-lhe foral em Maio de 1286.
Do seu património classificado consta a Fonte Romana, o Arco D Dinis e o Pelourinho. Sobressaem ainda várias fontes associadas a lendas, capelas, uma zona histórica apetrechada de casas brasonadas, ruas típicas, Igreja da Misericórdia e largo do Rossio.
A Igreja Matriz, dedicada a S. Bartolomeu, o Padroeiro, é barroca, de nave única e ampla, e possui um painel a óleo do Séc. XIX da autoria do pintor Vilaflorense Manuel de Moura.
De visita obrigatória é o Museu Municipal Dra Berta Cabral, localizado bem no coração de Vila Flor, no Solar dos Aguilares, edifício cuja traça original remonta ao Séc. XIII, foi fundado em 1957 pelo Vilaflorense Raúl de Sá Correia. São várias as salas que o constituem: Pintura, Arqueologia, Etnografia, Artesanato Africano, Arte Sacra, Numismática e Medalhística. Importante é, também, o Arquivo – “Pequena Torre do Tombo”.
O Baloiço da Senhora da Lapa localizado no monte a norte de Vila Flor a 700 metros de altitude, proporciona uma rara, vasta e deslumbrante paisagem.

Coordenadas
41.30882264721065, -7.156695962890888

Iniciar Sessão

Endereço

Edifício GAT
Rua Fundação Calouste Gulbenkian,
5370-340 Mirandela

Telefone

278 201 430 (custo de uma chamada para a rede fixa)

Email